ALA Invernada PM
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
71
Espécies com foto:
71
Espécies com som:
0
Total de registros:
202
Total de fotos:
202
Total de sons:
0

primeiros registros fotográficos

chupim
Ferrão
pichororé
Alexandre Inácio
bem-te-vi-rajado
Alexandre Inácio
Áreas de Observação

Invernada da PM

O Complexo da Invernada do Barro Branco da Polícia Militar do Estado de São Paulo, abrange 11 Unidades da Polícia Militar e o Clube dos Oficiais, com área aproximada de 1.214.000 m2.

Grande parte dessa área é constituída de vegetação primária e secundária, com talhões de Eucalyptus e Pinus, apresentando rico sub-bosque nativo e exótico. Há também áreas com vegetação nativa e 20 nascentes de água espalhadas por toda a área.

A vida selvagem na Invernada é rica e abundante, com cerca de mais de uma centena de espécies de aves e mais de uma dezena de espécie mamífera, entre outros animais dos grupos reptiliano, anfíbio e artrópode.

O Centro de Estudos Ornitológicos (CEO), mediante o Projeto de Levantamento de Aves em Áreas Militares, vem realizando o levantamento da Avifauna na Invernada desde 2007, iniciando no Centro Médico da Polícia Militar que é uma das Unidades Militares existente no complexo da Invernada.

Curiosidade: Na Invernada existe uma passagem superior de fauna, a qual permite o trânsito seguro, livre de atropelamentos e eletrocussões, de animais silvestres provenientes do Parque Estadual Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, em direção aos atrativos existentes no fragmento de mata da Invernada do Barro Branco da Polícia Militar e vice versa. Propicia que duas áreas verdes dos limites da cidade, separadas por área urbana, sejam livremente visitadas pela fauna arborícola, minimizando os impactos negativos do crescimento da antropização sem a devida atenção à sustentabilidade.

Para acessar o relatório oficial do Centro de Estudos Ornitológicos referente ao Projeto de Levantamento de Aves em Áreas Militares, em especial a área da Invernada do Barro Branco, local onde fica o Centro Médico acesse http://www.ceo.org.br/relatorios/Invernada_da_PM.xls

Biólogo e Militar Fábio Ferrão Videira

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros